28 de Julho de 1935: Mito Nuvolari em Nurburgring

Segundo Enzo Ferrari, Tazio Nuvolari foi o melhor piloto de todos os tempos, mas não viveu no tempo do audiovisual nem das redes sociais e por isso caiu no esquecimento.

"Nuvolari é diferente de quase todos os pilotos de ontem e de hoje, nunca se deixou abater pela inferioridade dos meios de que dispunha e nunca partiu derrotado. Lutou sempre leonicamente com qualquer tipo de carro, mesmo pelo sétimo ou pelo décimo lugar da geral", escreveu Enzo Ferrari na sua autobiografia "Piloti, che gente...". "Algumas das suas vitórias são inesquecíveis na história do desporto automóvel, como a do Grand Prix da Alemanha de 1935".

Nessa época, a Alemanha dominava o desporto automóvel e chegou a Nurburging com um Alfa Romeo obsoleto face à armada germânica formada por cinco Mercedes e quatro Auto Union cintilantes e poderosos. Mas, num dia chuvoso e nublado, Tazio Nuvolari acreditou e à entrada para a última volta o Mercedes de Manfred von Brauchitsch dispunha de 35 segundos de vantagem e estava ao volante do carro mais potente da corrida. O alemão tinha dificuldades com o pneu traseiro esquerdo, mas não tinha grandes opções. Ou parava e perdia a liderança ou arriscava para tentar chegar ao fim. Continuou e o pneu rebentou, permitindo a Tazio Nuvolari garantir uma vitória que abalou os dignitários nazis, que já estavam na linha da meta com a bandeira do partido para celebrar a vitória de Manfred von Brauchitsch. Mas a vitória do frágil Alfa Romeo face aos poderosos Mercedes e Auto Union ecoou pela Europa.

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